Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Perícia Médica: 7 coisas que você precisa saber

há 5 anos

Se você precisa realizar a Perícia Médica para solicitar algum benefício no INSS, fique ligado nessas 8 dicas que separamos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

1 – Agendamento da Perícia Médica

Existe duas formas de realizar o agendamento da sua perícia médica: pelo telefone 135 ou através do site da previdência.

A dica aqui é ter o seu comprovante de agendamento em mãos. Se você optar por realizar o agendamento pela internet, basta imprimir o documento.

Caso escolha fazer por telefone peça o número do protocolo de atendimento, acesse o site da Previdência e imprima seu comprovante. Esse cuidado pode evitar algum tipo de transtorno no dia da perícia, pois essa é a prova de que você realizou o seu agendamento.

Matéria relacionada: Tudo o que você precisa saber sobre Perícia Médica

2 – Benefícios por incapacidade

Quando realizar o agendamento da sua perícia para um benefício por incapacidade, você está fazendo pedido para 3 tipos de beneficio: o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o auxílio-acidente. Por isso, na hora de agendar, não fique preocupado se você não encontrar a opção para escolher o seu benefício.

3 – Documentação atualizada

Exames atualizados e com os dados corretos é sempre muito importante. Além de estarem atualizados, eles precisam constar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, frequentemente designada pela sigla CID. Nele o profissional irá informar qual é a espécie de incapacidade total ou parcial, temporário ou permanente.

Leia também: Como saber se tenho direito a esse benefício?

Nesse atestado também deve constar se existiu alguma situação específica que causou a doença (como um acidente ou trauma). Também é fundamental que o atestado estabeleça qual é a data em que a doença foi detectada e a data em que ela agravou a situação, trazendo a incapacidade.

4 – Documentação complementar

Para comprovar o tempo de contribuição leve sua Carteira de Trabalho, carnês de contribuição. Esse cuidado é necessário pois, em alguns casos, o tempo de contribuição acaba não aparecendo no CNIS do INSS. Por isso, confira os salários para que não haja nenhuma diferença no valor do seu benefício.

Saiba mais: Como acessar o CNIS no MEU INSS

5 – No dia da Perícia…

Você pode solicitar um documento que comprove o seu comparecimento no dia da perícia médica. Você também pode guardar a ficha da fila de espera ou uma consulta aos sistemas do INSS que constate a data e hora.

6 – Não fui bem atendido e agora?

Se você acreditar que não foi bem atendido pelo perito médico, ou até mesmo que seu atendimento foi muito rápido, fale com o responsável pela agência. Isso é um direito seu.

7 – Resultado da Perícia

Hoje é possível saber o resultado da perícia médica no mesmo dia, a partir das 21h, no site do INSS ou através do 135. Temos um artigo sobre como acessar o resultado da sua perícia. Confira em Perícia Médica: como saber qual foi o resultado.


Leia também


Quer utilizar o nosso conteúdo em seu blog ou site? Utilize obrigatoriamente a nossa fonte da mesma forma como abaixo:

Conteúdo Original via Carbonera & Tomazini Advogados - Especialistas em Direito Previdenciário e Securitário

  • Sobre o autorEscritório Especialista em Direito Previdenciário e Securitário
  • Publicações18
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1857
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pericia-medica-7-coisas-que-voce-precisa-saber/722187875

Informações relacionadas

Laura de Wolf, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Energias de Ordem Mecânica

Direito Legal
Notíciashá 14 anos

Direitos Individuais, Coletivos e Sociais ?

Informativo Trabalhista, Advogado
Artigoshá 9 anos

Atestado Médico sem CID pode ser recusado?

Gleibe Pretti, Advogado
Artigosano passado

Conceito e primeiras observações sobre perícia.

Guia com Orientações sobre a Perícia Médica do INSS

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Legal! Boas dicas Dr. continuar lendo

Olá Ataíde! Que bom que tenha gostado do nosso conteúdo! Abraço e continue nos acompanhando! continuar lendo