Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Como conseguir o PPP de uma empresa que faliu?

há 5 anos

Imagine a cena. Você trabalhou a vida toda e está pronto para encaminhar a sua tão sonhada aposentadoria especial.

Porém, descobre que para dar entrada no benefício é fundamental ter o Perfil Profissiográfico Profissional, o PPP. Então, você procura a empresa em que trabalhava e, para sua surpresa, ela fechou. E agora, como conseguir o PPP de uma empresa que já encerrou suas atividades?

Infelizmente essa cena é muito comum de acontecer. Muitos segurados ficam sabendo apenas no momento de solicitar o seu benefício que precisam desse documento. E, na busca por ele, descobrem que a empresa não existe mais. Então, isso gera uma dor de cabeça ao segurado.

Mas, essa situação tem solução? Sim, tem. É o que vamos explicar nesse texto.

Leia também:

Como saber se tenho direito a Aposentadoria Especial do Vigilante

A aposentadoria especial do vigilante vai acabar?

A empresa faliu: como conseguir o PPP

O segurado pode ficar tranquilo pois, mesmo quando a empresa decretar falência, é possível sim conseguir o PPP para dar entrada no pedido da aposentadoria. Existe mais de uma forma de fazer isso.

Antes de entrarmos nesse assunto, vamos entender primeiro o porquê esse documento é tão importante para o trabalhador.

O que é o PPP?

O Perfil Profissiográfico Profissional, conhecido como PPP, é um documento no qual são registradas as informações sobre as funções exercidas por um empregado dentro de uma empresa.

Nele, é possível encontrar os dados pessoais do trabalhador, da empresa, informações sobre as suas atividades e funções exercidas, se há contato com agentes nocivos a sua saúde em sua rotina de trabalho, entre outros itens.

A principal função do PPP é comprovar o direito dos trabalhadores aos benefícios da Previdência, como a Aposentadoria Especial. Ele é uma espécie de formulário preenchido pela empresa dentro das regras e exigências do INSS. Já tem os documentos e quer ter o seu caso analisado por um de nossos especialistas? Clique aqui.

É muito importante deixar claro que, a emissão desse documento é de responsabilidade da empresa empregadora. E ela é obrigada a fornecer o PPP gratuitamente ao funcionário.

Acesse o Guia Definitivo sobre a Reforma da Previdência 2019 no site da Carbonera & Tomazini Advogados

Existem também alguns sindicatos que podem realizar a emissão deste documento. Porém, para que os sindicatos possam emitir o PPP é necessário que tenham acesso aos laudos ambientais (LTCAT, PPRA, PCMSO, etc) da empresa.

Como você pode ver, o PPP é fundamental para o trabalhador que quer buscar a Aposentadoria Especial. E, sem ele, o INSS pode não reconhecer o direito ao benefício.

Vamos conhecer agora algumas formas de conseguir o PPP em caso de falência da empresa.

APOSENTADORIA-ESPECIALDO-VIGILANTE-BAIXAR-O-EBOOK-CARBONERA-E-TOMAZINI

Descubra se a empresa faliu e contate o síndico

O primeiro passo aqui é buscar saber se a empresa realmente faliu ou, então, qual foi o motivo do encerramento das atividades. Para isso basta buscar o Fórum da sua cidade e realizar uma consulta pública. Você vai precisar do nome e do CNPJ da empresa para verificar se existe o processo de falência (esses dados podem ser encontrados em sua Carteira de Trabalho).

Problemas com a Carteira de Trabalho? Acesse Como recuperar uma carteira de trabalho perdida ou roubada

Quando uma empresa decreta falência, a sua massa falida, ou seja, todo o acervo de bens da empresa, ficam a cargo de um administrador judicial, que é chamado de síndico.

Por isso, se existir o processo no fórum, pergunte qual é a vara em que o processo está correndo e busque informações sobre o responsável pela massa falida.

Em regra, essa pessoa terá acesso aos documentos da empresa e poderá lhe entregar o PPP ou, então, fornecer cópia dos laudos ambientais (LTCAT, PPRA, PCMSO, etc), que também podem servir como prova para conseguir a aposentadoria especial.

Fique atento! O administrador judicial não pode negar o fornecimento da documentação ao trabalhador. Caso aconteça, é possível ajuizar uma ação contra a massa falida solicitando a entrega dos documentos.

Quer saber como a Reforma da Previdência 2019 vai alterar as aposentadorias? Acesse o nosso Guia Definitivo

Procurar ex-empregados da empresa

Você também pode procurar ex-empregados da empresa que desempenhavam a mesma função que a sua e pedir se eles solicitaram o PPP. É possível fazer uma cópia autenticada desse documento para utilizar em seu processo junto ao INSS.

Busque a ajuda de um profissional

Essas foram apenas duas das formas pelas quais é possível que o segurado consiga o PPP se caso a empresa em que trabalhava estiver fechada.

Existem outras formas que podem variar de acordo com cada caso. Por isso, busque sempre a ajuda de um advogado especialista para lhe ajudar. Ele é habilitado para analisar os documentos e lhe ajudar nessa busca tão sonhada pela aposentadoria.

Ainda, no geral, os advogados têm acesso a um banco muito grande de laudos e PPPs de outros processos judiciais. Dessa forma é possível que esses laudos sejam utilizados também para o seu benefício.

Ter uma documentação completa, além de importantíssimo, é fundamental para que o segurado não tenha dores de cabeça antes e durante o processo de aposentadoria.

Se você quer saber mais sobre a Aposentadoria Especial você pode acessar nossa página no blog sobre esse assunto.

Ficou com alguma dúvida? Você pode deixar um comentário ou falar com um de nossos especialistas!


Quer utilizar o nosso conteúdo em seu blog ou site? Utilize obrigatoriamente a nossa fonte da mesma forma como abaixo:

Conteúdo Original via Carbonera & Tomazini Advogados - Especialistas em Direito Previdenciário e Securitário

  • Sobre o autorEscritório Especialista em Direito Previdenciário e Securitário
  • Publicações18
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2024
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-conseguir-o-ppp-de-uma-empresa-que-faliu/712801911

Informações relacionadas

Corregedoria da JT facilita acesso ao Banco de Falência e Recuperação Judicial

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 11 meses

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-48.2019.8.19.0001 202300129427

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-91.2019.8.19.0054

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-41.2021.8.19.0031

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-37.2020.8.19.0054

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Texto bastante esclarecedor e instrutivo! continuar lendo

Olá Amanda, como vai? Muito obrigada pelo elogio! Ficamos bem felizes! Um abraço e uma ótima semana! continuar lendo

Me ajudou muito, achava que não conseguiria os PPP,s, mais agora, depois dessas orientações fiquei tranquilo, sei que vou conseguir. obg continuar lendo

Olá Silmar, como vai? Ficamos muito felizes que o nosso artigo tenha te ajudado! Desejamos que tudo dê certo para você! Um forte abraço continuar lendo

Obrigado de grande valia para todos. continuar lendo

Olá, como vai? Muito obrigada! Continue nos acompanhando! Abraço continuar lendo